sábado, 21 de março de 2015

6 curiosidades assustadoras sobre o chocolate que você come todo dia

  • Desde meados do século passado, o ser humano vem sendo aconselhado a evitar a ingestão dos alimentos que contêm a gordura saturada. A dúvida é se este conselho foi um impulso para o mercado de produtos alterados quimicamente render ou se ela realmente oferece malefícios à saúde.
    Estudos têm sido realizados desde então e muita coisa mudou. O que antes era proibido, hoje é sabido que existe uma porção que pode e deve ser ingerida por cada indivíduo. Por isso, aqui estão seis coisas importantes a saber sobre a gordura saturada e que poderão alterar o seu pensamento a respeito desse vilão:
  • 1. Onde a gordura saturada está presente

    Essa gordura é encontrada nos seguintes alimentos: bacon e banha de porco, óleos de coco, algodão, palma (dendê), cacau, leite e derivados integrais, gorduras das carnes vermelhas e na pele das carnes brancas.
  • 2. O malefício da gordura saturada

    A saturação é devida às suas ligações químicas nas células. Sua ingestão aumenta os níveis de colesterol total e LDL, chamado de colesterol ruim, que gera o acúmulo de placas de gordura (ateromas) no interior das artérias e aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Ele é considerado alto, quando seus níveis são iguais ou superiores a 130 mg/dL sendo que o recomendado é manter sempre abaixo de 100 mg/dL.
  • 3. O ideal de ingestão de gordura saturada, segundo estudos, é de 10%

    Esse é um nível seguro e necessário ao organismo, pois ela também se torna essencial bem como outros alimentos e suas classificações. Reservas de gordura no organismo protegem os órgãos internos, e alguns tipos são necessários para produções hormonais. Sabedoria e autocontrole manterão o equilíbrio necessário para uma vida saudável.
  • 4. O consumo em excesso traz riscos silenciosos

    Caso a ingestão dos alimentos que contêm gordura saturada seja abundante, há aumento de peso e a desconfiança de estar com algum problema deste patamar incomoda, é bom saber que normalmente o LDL alto não apresenta quaisquer tipos de sintomas. Por isso, é fundamental realizar exames de rotina, avaliar se há antecedentes genéticos, como alguém da família que apresentou problemas cardíacos, possui distúrbios como pressão arterial elevada, diabetes ou ainda vícios como o tabagismo, falta de exercícios físicos e alimentação inadequada.
  • 5. Como eliminar os efeitos negativos da gordura saturada

    O combate para quem ingere este tipo de gordura mais que o necessário resume-se em praticar exercícios físicos regularmente, alimentar-se com mais frutas, verduras e legumes, evitando os alimentos ricos em gordura saturada, trocar carnes gordas por branca e sem pele, especialmente peixes que são fontes de ômega 3, 6 e 9 e combatem o colesterol ruim formado no organismo. Outros alimentos como aveia, castanhas, frutas cítricas, chás, entre outros funcionam como vassouras nas artérias.
  • 6. Produtos alterados quimicamente não são a melhor opção

    Substituir a gordura saturada que aumenta o sabor dos alimentos por produtos alterados quimicamente ou que, para melhorar a palatabilidade, são acrescidos de açúcar, apenas transformam um problema em outro talvez pior. Equilibrar a alimentação, torná-la mais natural utilizando produtos simples e caseiros, ajuda a manter uma vida mais saudável e evita os transtornos causados pela falta de atenção no que se come.
    A alimentação saudável é possível. Plantar verduras e temperos em casa ou apartamento, escolher opções mais saudáveis em restaurantes e lanches, manter o equilíbrio entre os alimentos gordurosos e outros ajudará a vida a ser mais plena e duradoura.

Related Posts:

0 comentários:

Postar um comentário